Inaugurado no dia 15 de maio de 2009, o BlogStop Brasil está em sua versão 1.0, disponível em todos os grandes browsers. Qualquer problema de compatibilidade com o browser que você usa, deixe um comentário.

HTML - História da Internet (Parte 1)

A internet surgiu primeiramente no Pentágono, em um momento inicial, quando ainda não se tinha a idéia de quanto ela ainda cresceria. Suas possibilidades não podiam ainda ser vislumbradas.

O engenheiro americano Bob Taylor teve a idéia de ligar os computadores da ARPA (Advanced Research Project Agency), instituição do Pentágono responsável pela pesquisa espacial (anterior a NASA).

Na década de 1960 os militares norte-americanos a utilizavam em suas operações. Em 1973 foi criada a primeira conexão internacional, entre universidades norte-americanas e a Universidade de Londres.

Nos anos 90, a internet passou a se popularizar e a crescer de forma assustadora. Em 1993 ela já contava com quatro milhões de usuários, número que explodiu para 100 milhões em 2002 e a estimativa é de crescimento constante.

Se comparado às outras mídias (como o rádio, que precisou de 40 anos para a sua aceitação, ou a televisão que só foi se difundir entre a grande massa nos anos 50, sendo que já havia sido criada em 1925 pelo escocês John Baird), a internet se difundiu de maneira ímpar, mesmo se considerada a diferença de épocas de criação.

A grande mola propulsora para a disseminação da rede foram os PC’s (Personal Computers), que fizeram as redes migrarem das universidades às residências e escritórios. Através deles foi possível aos usuários adaptarem cada vez mais seu modo de vida às possibilidades oferecidas pela grande rede.

Nos Estados Unidos, já em 1997, 33% dos cidadãos utilizavam o serviço de e-mails e possuíam um endereço de e-mail próprio. Em 2002, 70% das escolas do país já contavam com a internet.

Parte 2 >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário